Consultor de Links Patrocinados | André Braga

Consultor de Links Patrocinados

Para saber se é bom ou ruim, primeiramente você deve saber o que faz o consultor em links patrocinados. Vamos exibir a seguir, quais as funções desse profissional e quais as vantagens ao contratar um consultor como este.

Consultor de Links Patrocinados

O que faz o consultor de Links Patrocinados?

Consultor em Links Patrocinados

Consultor de Links Patrocinados

O consultor de links patrocinados cuida do gerenciamento de campanhas de links patrocinados na internet. Cujo objetivo é trazer resultados de alta performance, pode parecer função fácil, porém é muito trabalhosa.

Se você é empreendedor e assume o risco de não contratar um consultor, é provável que você irá pagar bem mais caro por seus cliques do que se tivesse contratado um profissional.

As atividades dentro do link patrocinado consistem em:

  • Diminuir custo por clique;
  • Otimizar o orçamento, gastando de forma equilibrada;
  • Selecionar as melhores palavras-chaves para auxiliar no rankeamento;
  • Cuidar de URL, anúncios e códigos, para que estes fiquem chamativos e relevantes;
  • Fazer acompanhamento mensal, com o auxílio dos relatórios;

Trabalhar com links patrocinados, é necessário ter habilidades analíticas já que, devemos analisar os seguintes itens:

  • Comportamento dos visitantes;
  • leads;
  • Clientes;

Se o profissional que lida diretamente com links patrocinados, não souber analisar essas informações, ele pode prejudicar as suas campanhas e os clientes não irão conseguir ter achar nas buscas.

É preciso saber programação?

Para ser consultor de links patrocinados especificamente não, basta apenas um bom conhecimento de design, já que este profissional irá lidar diretamente com anúncios, em formato de "texto, gráfico, rich media e vídeo".

Este consultor lida muito pouco com códigos, ele irá usar códigos somente para criação de feed de dados no Google Shopping. O código no Google Shopping é necessário, pois ajuda a evitar erros e perdas.

Existe certificação para quem quer ser consultor de links?

Com o avanço crescente do uso de links patrocinados, a Google decidiu criar um caminho de certificações que todo profissional dessa área deve ter, veja a seguir algumas certificações essenciais:

  • Publicidade gráfica da Rede de Display;
  • Publicidade de pesquisa;
  • Anúncios em vídeo – YouTube;
  • Google Shopping;
  • Google Analytics;

Para quem deseja trabalhar com gerenciamento de anúncios, essas certificações costumam ser solicitadas em agências.

Dicas para gerenciar links

Qualquer profissional experiente precisa seguir os seguintes passos, para poder gerenciar links com consciência. Veja quais são os passos:

1- Palavras-chave

A palavra-chave é fundamental para que seu orçamento não estoure, e que você não tenha prejuízo. Ela deve ser escolhida de acordo com seu campo de atuação.

A escolha da correspondência precisa estar adequada para a sua campanha, as mais comuns são: ampla, exata ou de frase.

Caso você escolha a correspondência ampla, o anúncio será mostrado em qualquer palavra-chave escolhida; se for na exata, irá ser exibido somente os termos escolhidos; com a frase, aparece apenas para uma palavra específica.

A dica mais importante é nunca duplicar as palavras. A recomendação é dada pelo próprio Google, já que as mesmas podem se tornar concorrentes entre si.

2 - Segmentação

A segmentação contribui para a melhora do gerenciamento de anúncios. Já que, podemos fazer a criação de grupos de anúncios para determinado produto, e assim fazer o acompanhamento e verificar se há algum retorno.

Na segmentação, encontramos também a localização geográfica, onde podemos limitar o anúncio por região.

Quando limitamos o anúncio, somente quem estiver interessado no anúncio é que vai vê-lo, o que faz aumentar o ROI da ação.

3 - Página de destino

Fazer anúncios que direciona para a página inicial, não é tarefa fácil. Inclusive se o objetivo for levar o usuário a uma landing page.

Para ajudar a convencer o seu cliente, coloque todas as informações que irão fazer com que o cliente feche negócio em sua página de destino.

Estes recursos qualquer profissional do setor de links patrocinados precisa saber mexer, você deve pesquisar sobre o perfil do profissional e averiguar seu tempo de experiência, e quais funções ele é capaz de exercitar.

Atuar com links patrocinados requer esforço e estratégia, devido ao fato de ter que fazer acompanhamentos, para propor melhorias se este for o caso.

Por isso, antes de contratar um profissional, pesquise bem e veja seu grau de experiência e de qualificação. Ele deve ter os conhecimentos que passamos acima, para fazer com que seu cliente te localize através do anúncio.

Peça uma consultoria, e saiba mais sobre a profissão de links patrocinados!

"Se você ficou interessado em saber como funciona a consultoria na prática”, entre em contato que irei informar pessoalmente e também vou mostrar cases de sucesso, que irão responder a todas as suas objeções caso ainda tenha alguma.

A experiência do profissional é o que define seu orçamento e faz com que você consiga reduzir custos. No meu caso, tenho mais de vinte anos de experiência para lhe mostrar.

Com isso, o seu ROI(retorno de investimento), com toda a certeza estará garantido.

Gestão de Links Patrocinados

Links patrocinados são os anúncios que aparecem em destaque nas páginas de resultados de pesquisas, exibidos a partir dos termos digitados pelo usuário. Sabe-se da grande importância de uma empresa ter o seu site linkado nas primeiras posições do Google, youtube, Bing, entre outros, uma vez que elas são o alvo de mais da metade de todos os cliques de pesquisas.

Estar no topo dos resultados é garantia de crescimento exponencial nos acessos de um site. Por oferecer essa condição, somada ao seu controlado investimento, os Links Patrocinados tornaram-se populares entre as empresas que investem em marketing digital. Tamanho é o sucesso que metade de todo o dinheiro aplicado em marketing na Internet é direcionada aos links patrocinados, segundo estimativas.

A contratação de anúncios online pode ser feita por qualquer usuário que possua um site, porém, muitos empreendedores preferem contratar agências para realizar a gestão de links patrocinados, na expectativa de aumentar a geração de tráfego para a sua página.

O trabalho realizado pelas empresas de marketing digital consiste na criação anúncios que tenham maior atratividade e aumentem a porcentagem de cliques por visualização. Muitas delas permitem aos empresários, acesso aos sistemas de seus anúncios para que eles possam acompanhar com detalhes o desempenho de cada campanha e tenha acesso a todos os dados e estatísticas em tempo real.

Como funcionam os Links Patrocinados?

A grande vantagem dos links patrocinados é o seu alto controle orçamentário, além da possibilidade de se investir com baixas quantias. No Google Adwords, por exemplo, pode-se investir um valor a partir de R$ 0,40. O seu alto controle orçamentário se dá porque os anúncios são cobrados pelo número de cliques, e não de visualizações, além das possibilidades de se estabelecer uma quantia de gastos diária e de interromper o serviço a qualquer momento. Em uma mesma campanha, é possível criar vários anúncios diferentes e verificar quais deles tem maior atratividade para o consumidor.

Mas não se iludam! Algumas palavras possuem custo baixo por clique, já outras podem custar pequenas fortunas. Além disso, quando um concorrente clica em seu anuncio de links patrocinados, o Google faz a cobrança, mesmo que seja um clique advindo da concorrência.

A estratégia mais interessante em uma ação avançada de Marketing Digital seria a de realizar campanhas de links patrocinadas para termos de baixo custo e realizar um trabalho de otimização de sites para palavras onde a concorrência e o custo por clique seja maior.

Os anúncios são vinculados a grupos de palavras-chave selecionadas previamente, bem como suas derivações e, no momento em que esses termos são pesquisados pelo usuário, o anúncio é exibido. Geralmente os Links Patrocinados aparecem em destaque na página, com cores e tipografias diferentes dos links orgânicos. É também possível programar a exibição dos anúncios a certo perfil de usuário e em determinadas localidades, oferecendo a possibilidade de uma maior seleção do público atingido.

O custo por cada clique pode variar de R$ 0,40 a quase R$ 100,00, dependendo das palavras-chave utilizadas. Termos mais concorridos chegam a custar cerca de três vezes mais que a média de palavras menos disputadas, dessa forma, alguns sites, como o Google Adwords, possuem ferramentas que ajudam os anunciantes a prever o custo por clique de um link patrocinado, dando maior controle de gastos ao usuário.

Além da seleção de palavras-chave, existem também outros fatores de otimização de anúncios que podem ser observados, como a própria construção do mesmo e dias/ horários de exibição.

Quais são as vantagens e desvantagens da Gestão de Links Patrocinados?

Os Links Patrocinados possuem a vantagem de se sobrepor com mais facilidade aos outros resultados de pesquisa, oferecendo um posicionamento diferenciado do site anunciado. Esta pode uma grande facilidade na gestão de anúncios vinculados a palavras-chave de alta concorrência.

Por outro lado, mesmo com sua efetividade de posicionamento e possibilidade de total controle orçamentário, os links patrocinados, quando usados a médio e longo prazo, podem trazer a desvantagem de ser uma fonte de altos custos. Nesse caso, suas vantagens são maiores em campanhas de curto período, como anúncio de promoções, por exemplo.

Além disso, mesmo que os links patrocinados ofereçam uma grande visibilidade à sua empresa, se o site direcionado: 1) não exercer atratividade suficiente para prender e manter a atenção e o interesse do cliente; 2) não oferecer uma boa experiência de navegação, com uma estrutura inteligente, prática e adaptável a diversos tipos de dispositivos e conexões; ou 3) se a página não tiver um conteúdo de qualidade que solucione a demanda procurada pelo usuário; muito provavelmente esse cliente irá fechar a página e procurar em sites da concorrência estes atributos não encontrados. Mesmo que haja uma alta taxa de cliques, o percentual de conversão (que é a real efetivação da venda/ divulgação de produtos ou serviços) será baixo. Logo, uma gestão de links patrocinados com bons resultados depende também de um trabalho de reestruturação do site.

Como converter geração de tráfego em novos negócios?

Sabe-se que cerca de 90% dos consumidores buscam informações sobre um produto, serviço ou empresa na internet antes de adquiri-lo. Paralelo a isso, algumas pesquisas indicam que a grande maioria dos usuários preferem clicar em links orgânicos a patrocinados, baseados nas seguintes ideias:

1 - Como o ranqueamento do Google mede a relevância dos sites orgânicos, um link patrocinado não necessariamente precisa ser de qualidade para estar ali, logo, é menos confiável que um link orgânico.

2 - O objetivo principal da publicidade é a venda. Usuários que estejam somente buscando informações, a priori, portanto, não têm interessem em clicar em páginas voltadas para a venda, mas em páginas que focam a informação detalhada de um produto.

Essas tendências de comportamento do consumidor ratificam ainda mais a importância da inclusão de um trabalho de reestruturação de site como estratégia fundamental para o projeto de marketing digital de sua empresa. O serviço de otimização de sites e de Gerenciamento de Redes Sociais pode ser a melhor opção. Por trabalhar em uma total otimização de seu site, aprimora ao máximo a navegabilidade do cliente, atraindo maior credibilidade e visibilidade ao site. Desta forma, uma página que ofereça conteúdo de qualidade e atenda aos reais interesses e demandas do cliente terá o poder de transformar os acessos em altos níveis de conversão em negócios e rentabilidade para a sua empresa.

Links Patrocinados - Google Adwords

Segundo o SEBRAE, existem cerca de 9 milhões de empresas no Brasil, correspondendo a um montante de aproximadamente 52% dos empregos formais do país, e quase todas essas empresas são de pequeno e médio porte. Os negócios locais respondem a uma grande parcela de nossa economia e tem importância de peso.

Gerenciamento do Google Adwords

Junto a essas empresas, as estratégias de marketing digital são um caminho de ouro para superar a grande concorrência e alcançar a visibilidade e retorno almejados. Para que um negócio consiga manter-se sólido nesse imenso cenário digital, é preciso que ele seja relevante, oferecendo ao consumidor a solução para suas demandas e diferenciais que o fidelizem.

Uma das grandes plataformas de marketing digital é a Google Adwords. Ela é responsável pelos anúncios que aparecem nos resultados sempre que uma pesquisa é realizada e são capazes de trazer para muitas empresas um crescimento exponencial na geração de tráfego para o seu site, aumentando na mesma proporção as chances de conquistar novos clientes e concretizar novos negócios.

O Google Adwords, por oferecer uma explosão de visibilidade a uma empresa em curto período, é uma excelente estratégia de gestão de links patrocinados principalmente para a divulgação de campanhas, promoções, novos produtos / serviços, dentre outros anúncios que exigem rápido retorno.

Essa plataforma de gestão de links patrocinados, além de viabilizar grande visibilidade, tem a vantagem de permitir um total controle orçamentário ao investidor sem a necessidade de se cumprir planos de longa duração. Isso porque os pagamentos são feitos previamente com o mínimo de R$ 40 (até o momento) por investimento total e podem ser interrompidos a qualquer momento. Os gastos com Google Adwords se dão por clique e não por exibição, ou seja, você paga apenas se alguém se interessar e acessar o seu site empresarial, otimizando ainda mais os seus gastos. Geralmente cada clique costuma custar de R$ 0,40 a cerca de R$ 100,00, a depender do nível de concorrência das palavras-chave utilizadas.

A exibição dos anúncios no Google Adwords é feita de forma seletiva. Seleciona-se um perfil de usuário, vincula-se o anúncio a um grupo selecionado de palavras-chave relacionadas (aquelas utilizadas nas pesquisas) e delimita-se uma localidade para onde o anúncio pode ser exibido. Você pode direcionar seus anúncios para todo o mundo, ou para um raio de 5 km da sua empresa. Essas funcionalidades permitem à sua empresa uma gestão de links patrocinados mais eficaz e uma seletividade do público-alvo capaz de aumentar a qualidade dos acessos gerados, ou seja, aumentar a probabilidade de que o site profissional seja acessado por pessoas que realmente se interessariam pela sua empresa.

Como fazer uma boa gestão de links patrocinados no Facebook Ads?

Porém, para que a geração de tráfego proporcionada pelo Google Adwords seja realmente lucrativa para a sua empresa, é preciso que o site empresarial seja capaz de converter acessos em vendas. Todo planejamento de marketing publicitário, para ser efetivo, necessita que seja realizado um trabalho focado em conversão.

Para palavras com o custo por clique muito alto, recomendamos que conheça o serviço de otimização de sites e saiba como ela pode ajudar a trazer um maior trafego ao seu site com um custo mais acessível.

É importante saber que para qualquer ação de marketing Digital, seu site precisa estar preparado para transformar visitas em vendas. Nenhuma estratégia de Marketing Digital irá funcionar se o seu site estiver mal estruturado, com descrições de produtos e serviços incompletos e não estar preparado para acessos por smartphones. Saiba mais sobre esse assunto acessando nosso serviço de criação de sites responsivos

Links Patrocinados - Facebook Ads

As redes sociais são os ambientes virtuais que hoje concentram o maior número de pessoas. Pensando nisso, existem as estratégias de gestão de mídias sociais que tem como objetivo conectar as empresas aos consumidores usuários dessas redes e gerar novos negócios. Com cerca de 1,4 bilhão (até o momento) de usuários, o Facebook é a maior rede social e pode ser uma grande oportunidade para as empresas se tornarem visíveis e atraírem os interesses de potenciais clientes.

O que é o Facebook Ads?

O Facebook é uma das maiores empresas de distribuição de publicidade, com cerca de 01 milhão de empresas anunciantes, já supera nomes fortes como o Yahoo em volume de propagandas. O Facebook Ads funciona de modo semelhante aos outros sistemas de publicidade pagas, como o Google Adwords. No Facebook Ads, as publicidades podem ser exibidas na lateral direita da página em forma de pequenos anúncios como também na forma de postagens patrocinadas, exibidas na linha do tempo do usuário.

A gestão de links patrocinados do Facebook permite com que o usuário escolha para quem deseja que seu produto seja exibido, com a construção de perfis de pessoas (sexo, idade, interesses, profissão, escolaridade, etc.) e localidades de exibição, tornando os anúncios visíveis por um público selecionado que tenha maior potencial de interesse no produto oferecido por sua empresa.

O Facebook Ads ainda oferece uma maior interatividade para a sua empresa, através da criação de fan pages, que é um diferencial para atrair a curiosidade de usuários em estágio inicial de compra através dos botões curtir, compartilhar e seguir.

A interatividade do Facebook Ads com a possibilidade de o usuário compartilhar, isto é, recomendar sua página para os próprios contatos configuram um grande diferencial que irá levar sua empresa a ser vista por outros potenciais clientes, através das recomendações, ou seja, a possibilidade de uma grande seletividade e qualidade de público.

Como fazer uma boa gestão de links patrocinados no Facebook Ads?

O orçamento dos anúncios no Facebook Ads pode ser feito de duas maneiras: campanhas de custo por clique (CPC), que calcula o custo médio por clique na lógica de que quanto mais cliques sua campanha obtiver, menos você pagará por cada um deles; e as campanhas de custo por mil (CPM) em que os investimentos são calculados sobre a quantia de mil visualizações. Essa segunda opção é bastante eficiente para empresas que buscam alcançar um maior reconhecimento de sua marca, que significam um maior controle orçamentário segundo os objetivos do empresário.

O Facebook é uma alternativa que pode trazer imensos benefícios na geração de tráfego e aumento da visibilidade de sua empresa, porém, para se conseguir uma boa conversão a partir dos cliques e curtidas é preciso que haja uma boa gestão de mídias sociais.

É importante frisar que todas essas exposições podem ter efeitos negativos quando uma empresa não possui todos seus processos internos bem definidos. Um exemplo comum está relacionado ao processo de entrega de produtos, onde as reclamações sobre essa ocorrência se tornarão publica para todos os usuários. Como toda ferramenta de marketing digital, deve-se estar preparado para críticas e sugestões.

Uma dica é antes de qualquer ação em mídias sociais, a empresa precisa passar por um rigoroso teste de processos, para evitar que problemas oriundos de questões internas se tornem públicos.

Como utilizar o Youtube como uma rede social

O Youtube é uma das mídias sociais mais acessadas por pessoas em todo o mundo, ficando atrás apenas do Google + e do Facebook. Sua relevância se dá principalmente no Brasil, que concentra grande porcentagem dos acessos a essa rede. Tais características fazem do Youtube um grande atrativo para empresas expandirem suas ações de marketing digital e ganharem a visibilidade desse público, conquistando novos clientes. Conheça um pouco mais do poder que essa plataforma exerce na internet e suas possibilidades nos trabalhos de gestão de redes sociais.

Breve histórico sobre o Youtube

O Youtube foi fundado em 2005 por dois ex-funcionários da empresa PayPal e, desde sua criação, essa plataforma se tornou sinônimo de compartilhamento de vídeos online. Os fundadores relatam que a ideia da mídia social veio quando eles perceberam que havia muitos registros em vídeos importantes - grandes shows de celebridades, acontecimentos mundiais etc. Havia, no mundo, muitos materiais interessantes, mas nenhuma forma de acessá-los. De fato, essa era uma necessidade tão real que, tão logo foi criado, o Youtube explodiu em adesão e popularidade frente aos internautas de todo o mundo. Seu sucesso fora tamanho que um ano mais tarde, o Youtube foi comprado pelo Google na quantia de R$ 1,65 bilhões e foi nomeado pela nova empresa de "o novo passo na evolução da internet". Na época dessa negociação, o Youtube já ostentava cerca de 700 milhões de visualizações por semana.

O Youtube publicou em sua página alguns números que comprovam a importância da plataforma na Web. São os principais:

  • - Mais de 01 bilhão de usuários, quase um terço de todos os usuários da Internet;
  • - O tempo de exibição do Youtube tem crescido pelo menos 50% a cada ano por três anos consecutivos e o número de pessoas que assistem ao Youtube por dia cresceu 40% ao ano, desde março de 2014;
  • - O número de usuários que assistem o Youtube pela página inicial cresceu mais de 3x ao ano.
  • - Mais da metade das visualizações do Youtube são feitas em dispositivos móveis;
  • - Ao acessar o Youtube Mobile, os usuários gastam mais tempo assistindo a vídeos em cada sessão. Em dispositivos móveis, a sessão de visualização média dura mais de 40 minutos, resultando em um crescimento de mais de 50% ao ano.
  • - A receita de parceiros (publicidade)tem um aumento anual de 50% e esse crescimento já se manteve nos últimos três anos;
  • - O número de canais que receberam mais de R$ 1 milhão por ano pelo Youtube cresceu 50% ao ano;
  • - Todas as 100 principais marcas globais anunciaram no Youtube em 2015 e 95% dos anunciantes realizaram campanhas em telas.

Melhores horários para se publicar no Youtube

Para que uma gestão de redes sociais se torne eficiente, é preciso se atentar para os melhores dias e horários de acessos de cada rede social, para, assim, programar as ações mais importantes em momentos em que se obtenha o máximo de impacto aos usuários. Segundo pesquisas realizadas pela ChannelFrederator, os horários em que o Youtube normalmente atinge o pico de acessos são entre 14h e 16h dos dias de semana e das 9h às 11h no sábado de domingo. Além disso, eles ainda chamam a atenção para as quintas e sextas-feiras como dias de maior número de visualizações.

Quer melhorar a visibilidade da sua empresa e atrair mais vendas?
Solicite uma consultoria de Links Patrocinados

Solicitar Consultoria