Consultor de Marketing Digital | André Braga

Consultor de Marketing Digital

Um dos maiores medos dos empresários, ao precisar investir em marketing digital, é saber se o Consultor de Marketing Digital irá trazer os resultados que ele deseja, por meio de métodos e estratégias. Por isso, vamos exibir aqui o que faz este profissional, e em que momento você deve contratar.

Consultor de Marketing Digital

Quando devemos contratar um Consultor de Marketing Digital?

Consultor Em Marketing Digital

Consultor de Marketing Digital

Atualmente no mercado, há uma demanda expressiva por serviços web. Seja para melhorar ou implantar algum tipo de serviço como este, os empresários não sabem a quem recorrer.

A partir desse momento, a equipe de marketing de sua empresa deve ter em mente que é a Consultoria de Marketing que deve ser contratada. Esse tipo de empresa, geralmente tem muita experiência quando o assunto é planejamento estratégico digital.

Por meio deste planejamento é que o consultor responsável, irá fazer o acompanhamento e também a medição de métricas como o KPI, com o objetivo de averiguar se sua estratégia está dando certo, ou se há algo que deve ser mudado.

Este consultor lida não só com SEO, mas com tudo o que diz respeito a marketing da web. Se você é empresário, e está sempre buscando ter uma presença garantida na internet, você precisa contratar um consultor para que ele possa lhe dar um bom retorno nas mídias digitais.

Com o avanço do marketing de conteúdo, o papel do consultor começou a se tornar importante para empresas de vários tamanhos, inclusive para aquelas que ainda não tinham um espaço digno no mundo online.

Para suprir as necessidades do mercado, profissionais de marketing devem estar em constante atualização, porque há novidades no setor a cada mês, e muitas delas são fundamentais para consultores e empresas.

Qual o papel da consultoria?

É fundamental esclarecer para as pessoas que, obviamente quem trabalha com consultoria em muitos os casos, é consultor. O consultor apenas cuida de planejamento estratégico e faz a supervisão da implementação.

Logo, esse profissional não faz as ações que o planejamento determina, ele apenas é responsável pelo acompanhamento e análise das métricas que o planejamento definiu. São outras equipes que são responsáveis por cuidar das outras ações que envolvem o planejamento.

O que define o planejamento?

Um consultor experiente, quando ele vai criar a estrutura do plano de marketing, ele deve ficar atento aos seguintes fatores veja:

  • Saber quais serão os objetivos da presente de uma marca;
  • Definir necessidades que atendam a situação do mercado;
  • Verificar quais são seus fortes concorrentes na web;
  • Saber quais canais serão utilizados em campanhas online;
  • Decidir que sistemas, métricas e KPIs vão ser monitorados constantemente;

Estes índices são itens básicos de qualquer planejamento de marketing. Com eles, o consultor consegue saber quais os custos e que opções ele terá a disposição para fazer um bom trabalho.

A experiência do consultor é importante na contratação?

Profissionais como eu, com mais de 15 anos de experiência têm muito a ensinar aos clientes, principalmente para aqueles que ainda têm medo de investir em marketing digital.

Seja porque acha que é um serviço caro, ou porque não entende nada do assunto. Profissionais com muita experiência sabem que, dar consultoria é você ouvir o cliente, para poder definir uma boa estratégia e com isso fazer com que o cliente alcance bons resultados.

Consultores como eu, costumam estudar muito e sempre buscam desafios para ganhar cada vez mais experiências. Com um portifólio amplo, com capacidade suficiente para atender às médias e microempresas, hoje eu posso dizer que, com medidas simples, você pode conseguir clientes via internet.

O mundo muda constantemente, e com a internet não poderia ser diferente, hoje qualquer pessoa, mesmo que não domine de tecnologia pode ter um blog/site, e por causa disso é que o trabalho do consultor se tornou tão necessário para as empresas.

Ainda não conhece a profissão e tem dúvidas sobre o que faz a consultoria? Se você não entende de marketing digital e deseja saber mais sobre este tipo de serviço, você pode entrar em contato comigo.

Para quem ainda não chegou a experimentar os benefícios do marketing digital para a sua empresa, esse é o momento certo.

Em outras palavras...

O Consultor de Marketing Digital deve dar segurança ao cliente que não tem muito domínio do assunto. Por meio de exemplos práticos, ele pode mostrar como a técnica funciona na prática, e com isso, quebrar todas as objeções que o cliente possa ter.

Suas próprias experiências falam por si, o cliente ao ver seus trabalhos que deram certo, irá confiar em você. Fornecer espaços para que o cliente possa sentir qual a importância da consultoria e ainda de forma gratuita, já é um bom começo para que você possa conquistar o cliente.

Eu por exemplo, ofereço esse espaço e tem dado certo, já que estou há anos atuando no mercado como consultor

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Marketing Digital

Vivemos em uma era onde todas as pessoas estão, de alguma maneira, conectadas à internet. Essa nova forma de comunicação abriu para as empresas uma diversidade de oportunidades de se conectarem aos clientes e se relacionarem de um novo jeito, rompendo os limites de horários e barreiras de localização. Diante dessas oportunidades, a internet se tornou um campo altamente competitivo, demandando das empresas novas estratégias de se destacar no meio virtual. Então surge o Marketing Digital.

O Marketing Digital, ou Web Marketing, diz respeito a um conjunto de estratégias e ações que as empresas se utilizam para divulgar e comercializar seus produtos, atrair novos clientes e fortalecer sua rede de relacionamentos. O desenvolvimento dessas estratégias é feito por empresas de marketing digital de forma analítica e personalizada às necessidades e objetivos de cada cliente, como forma de otimização dos recursos web (site, e-mail, redes sociais, SEO, Links Patrocinados) para chegar aos consumidores rapidamente, de maneira relevante, personalizada e eficiente. As ações de marketing são variadas. As mais comuns são: otimização de sites (SEO), e-mail marketing e links patrocinados.

O principal objetivo do Marketing Digital é aumentar as vendas (ou fechamento de contratos / solicitações de orçamentos, etc). O processo se dá pelo aumento da visibilidade de uma empresa na internet, isto é, o crescimento no número de acessos de usuários a uma página e, consequentemente, a conversão desses acessos em negócios. Quando uma empresa não consegue atingir esse objetivo virtualmente, provavelmente ela não está desenvolvendo ações da maneira correta. Por isso, para o sucesso de uma campanha de web marketing, é importante que o trabalho seja feito por profissionais qualificados ou empresas de marketing digital.

Devido a grande importância da internet no cotidiano dos consumidores, inclusive para o próprio ato de comprar, o marketing digital tem o poder de alavancar significativamente os resultados de uma empresa. Os dois principais benefícios de se adotar ações de marketing digital são:

Fortalecer a marca: quando uma marca é lançada na internet, é exposta a milhões de pessoas que podem visualizá-la, memoriza-la e recomendá-la. Logo, ações de marketing digital podem servir para aumentar a visibilidade de sua empresa entre os consumidores, além de criar e solidificar uma reputação positiva.

Aumentar o número de vendas: uma vez na internet, sua empresa terá uma nova frente de atendimentos e realização de novos negócios, alcançando uma quantidade de consumidores muito maior e mais selecionada do que nas ações tradicionais de marketing. Com um público de maior qualidade, sua empresa terá muito mais possibilidades de concretizar novos negócios.

De acordo com pesquisas, o comportamento do consumidor já inclui a internet no processo de compra: mais de 90% dos consumidores pesquisam nos motores de busca (Google, Yahoo, Bing) informações a respeito de um produto / serviço antes de adquiri-lo. Eles acessam o Google, digitam a pesquisa e o site mostra uma diversidade de páginas que podem responder à demanda do usuário, ordenados hierarquicamente por ordem crescente de relevância, ou seja, o primeiro resultado é o mais relevante seguindo até o último, como o menos relevante. Diante dessa situação, as principais ações de web marketing visam os critérios de ranqueamento nas páginas de resultados, construindo sites cada vez mais adaptados e responsivos às exigências de qualidade estrutural e de conteúdo, visando posicionar o site empresarial nas primeiras posições dos resultados de pesquisa. Tamanha importância para essas ações se dá, além da presença do consumidor nesse meio, pelo fato de mais da metade dos usuários acessarem os três primeiros resultados de pesquisa. Para gerar acessos e conversões, hoje em dia, é preciso estar bem posicionado nos ranqueamentos dos sites de busca.

Otimização de sites

Também chamado de SEO, trata-se de um conjunto de estratégias que visam o aperfeiçoamento e melhora do posicionamento de um site nos resultados dos mecanismos de busca. O principal objetivo é a geração de tráfego orgânico e aumento da taxa de conversão dos acessos de uma página. Nas estratégias de otimização de sites, são considerados principalmente: design responsivo, velocidade de carregamento, usabilidade, utilização de palavras-chave, linkagem interna, linkagem externa, estruturação de página, botões de ação e qualidade de conteúdo e mídias.

Gestão de Redes Sociais

A gestão das redes sociais para o marketing digital é de grande relevância, uma vez que, a partir delas, empresa e clientes conseguem estabelecer um contato direto e instantâneo, além de ser um grande meio de expansão de marca. Através das mídias sociais, as empresas conseguem manter seus clientes atualizados das novidades por meios dinâmicos (postagens, publicações, curtidas) e aumentar a sua rede de contatos, através de feedbacks positivos dos clientes e recomendações feitas por eles aos seus contatos (botões de compartilhamento). As mídias sociais, se bem utilizadas, são uma ferramenta poderosa de geração de acessos de qualidade (pessoas que tenham prévio interesse no produto/serviço) e solidificação da reputação de uma empresa.

Mas cuidado: Se sua empresa possui falhas operacionais recorrentes, não é hora de investir em marketing digital, uma vez que experiências ruins também serão compartilhadas e com isso a imagem da sua empresa poderá ser alterada negativamente. Antes de criar uma presença online, organize os processos internos e evite que os problemas da sua empresa se tornem públicos.

Estruturação de um site

A estruturação de sites é um processo de otimização de sites que visa a melhoria da estrutura interna de uma página, isto é: layout, design, botões de menu, configuração de links e páginas, dentre outros, que visam melhorar a experiência de navegação do cliente e facilitar a identificação dos aspectos estruturais pelos algoritmos de ranqueamento Google.

Links Patrocinados e Remarketing

Os Links Patrocinados são as práticas bastante comuns feitas pelas empresas de marketing digital. Consiste na compra de cotas de palavras-chave em sites com serviços de anúncios pagos em que, ao serem pesquisados os termos selecionados, o anúncio será impreterivelmente exibido na primeira página de resultados. Trazem excelentes retornos em campanhas de curto prazo. São utilizados para atrair novos acessos para um site. Já o Remarketing é uma ferramenta do Google Adwords que identifica usuários que já acessaram o site de uma empresa para exibir anúncios dessa marca com mais frequência, atraindo-os novamente para a página.

Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia de otimização que tem por objetivo a criação e distribuição de conteúdos de valor, relevância e consistência para atrair e manter um público determinado. Existem diversas estratégias de marketing que atraem acessos a um site profissional, porém, a geração de tráfego não significa necessariamente conversão (em vendas, reputação, etc.), que é justamente o objetivo final de uma empresa ao investir em marketing.

Vantagens proporcionadas pelo Marketing de Conteúdo

É nesse campo que entra o marketing de conteúdo: sua principal missão é manter a atenção e o interesse dos usuários que acessam um site e conduzi-los a concretizar uma conversão. Por isso, essa ação tem sido de grande importância nos trabalhos feitos por empresas de marketing digital.

Melhor relacionamento com os clientes: um trabalho de marketing de conteúdo permite que as empresas se relacionem com seus clientes em todas as etapas de uma compra, reduzindo a possibilidade de que esses clientes sejam atraídos pelo concorrente, desistindo da compra. Em um processo que mantém o interesse do cliente em todas as suas fases, este dificilmente sentirá vontade de procurar uma melhor solução em outras empresas. O Marketing de Conteúdo, portanto, tem o poder de fidelizar o cliente a uma marca.

1 - Aumentar o engajamento com a marca: Pesquisas realizadas sobre o comportamento do consumidor indicam que os clientes não mais se satisfazem com marcas que somente os procuram para falar de produtos e induzi-los a comprar. Eles querem mais do que a propaganda por si, exigem da empresa que lhes ofereça conteúdos que são realmente relevantes. Nesse sentido, o marketing de conteúdo busca criar uma relação de confiança entre empresa e cliente que vai além da venda: participa de momentos da vida do consumidor, ajuda-o a solucionar problemas do dia-a-dia, mesmo que não tenham relação direta com o produto ou serviço oferecido pela empresa. Essas ações aproximam a empresa do cliente, que mantém uma boa imagem da marca.

2 - Aumentar a visibilidade de uma empresa: Mesmo que uma empresa possua um site profissional totalmente reestruturado e otimizado segundo as exigências de posicionamento das páginas de resultados (Google, Bing, Facebook, etc), se ela não oferecer em sua página um conteúdo de qualidade e relevância, perderá posições em número de acessos e em tempo de navegação por clique, uma vez que os consumidores se interessarão muito mais por sites que tenham um marketing de conteúdo. Dessa maneira, independente de sua responsividade, o site perderá posições. Investir em marketing de conteúdo é uma estratégia importante para se alcançar o topo dos resultados de pesquisa e garantir mais visibilidade para a sua empresa.

3 - Disseminação da marca na internet: O desenvolvimento de um relacionamento positivo com o cliente e a oferta de um conteúdo realmente interessante faz com que até mesmo quem não faz parte do público-alvo se interesse e dissemine a marca. Esse fenômeno é sensivelmente importante para empresas que trabalham com mídias sociais, nas quais, através das funções de compartilhar, um único usuário pode indicar a sua empresa para centenas de outras pessoas de sua lista de contato, e assim por diante, criando uma rede de pessoas que se interessam pelo conteúdo disponibilizado por sua empresa.

4 - Aumentar as taxas de vendas por acesso (conversões): As pessoas lembram e consideram as empresas que ofereceram um atendimento de qualidade, personalizado às suas necessidades e que de alguma forma acrescentaram coisas positivas em sua experiência. Por isso, se a empresa oferece um conteúdo importante para o cliente (que não seja vago e/ou automatizado) e realmente oferece soluções para as suas necessidades são as empresas que realizam vendas. Um marketing de conteúdo está além do fornecimento de informações, mas diz respeito a tudo o que motiva o cliente a concluir uma venda com a marca. O marketing de conteúdo opera desde a informação generalista, passando pela transparência e descrições minuciosas do produto ou serviço através de diversas mídias (textos, imagens, infográficos, vídeos, animações, etc) e vai até a condução inteligente do cliente em todo o processo de compra. Um site com conteúdo de qualidade traça um caminho por onde o cliente irá percorrer com atenção, culminando na concretização dos negócios. Dessa maneira, a taxa de clientes que não pararão no meio do processo, seguindo até a conversão será muito maior.

5 - Trabalho pós-venda: Estudos nos mostram que cerca de 70% da receita de uma empresa consolidada é proveniente de clientes recorrentes. Esse dado demonstra que um relacionamento não termina na venda e da importância de se trabalhar o pós-venda para garantir a geração de novos negócios. É muito mais fácil um consumidor comprar itens mais caros de uma empresa que já conhece e confia do que de outra desconhecida. O pós-venda não só é importante para fidelizar o cliente no futuro como também para garantir que esse cliente recomende sua empresa a outras pessoas interessadas, expandido a marca e alcançando potenciais clientes. O serviço de marketing de conteúdo trabalha no desenvolvimento de um relacionamento pós-venda saudável e que mantenha no cliente a lembrança de uma marca positiva, relevante e confiável.

Solução para as necessidades reais do cliente

A principal referência para uma ação de marketing de conteúdo é a necessidade do cliente. Não adianta uma empresa oferecer conteúdos de qualidade se eles não possuem relevância, ou seja, se o seu público-alvo não se interessa pelo que está sendo oferecido. Um conteúdo de qualidade é aquele que realmente soluciona a demanda do cliente, sendo esse o conceito básico de um conteúdo de qualidade. O cliente só compra em uma empresa quando se sente seguro, que todas as suas dúvidas foram resolvidas.

Nesse caso, antes da execução de qualquer ação de marketing, é preciso que haja um bom planejamento. Esse é um trabalho que exige análise e técnica e, por isso, recomenda-se que seja feito por profissionais especializados ou uma empresa de marketing digital, a qual oferecerá toda a infraestrutura e suporte para a execução das campanhas de web marketing.

Para saber a real demanda do cliente, é preciso conhecê-lo; descobrir quem é o potencial cliente para sua empresa: interesses, comportamentos, rotina (horários em que costuma comprar, ler e-mails, acessar redes sociais, etc), as palavras-chave que costuma utilizar ao pesquisar sobre o seu produto ou serviço e, principalmente, quais são as suas necessidades diretas (em relação à empresa, produto) e indiretas (cotidianas). Dessa maneira, pode-se traçar quais conteúdos esse público se interessaria em ler e de que maneira deve ser distribuído, de modo a alcançar e impactar o potencial cliente. Assim, a empresa irá atrair a atenção do cliente para si, manter seu interesse em níveis altos, oferecendo soluções e conduzindo-o no atendimento e finalmente, concretizar novos negócios.

E-mail Marketing

E-mail marketing é uma das ferramentas mais utilizadas pelas empresas de marketing digital na elaboração de campanhas publicitárias na internet. Essa ferramenta, se bem utilizada, pode ser uma arma poderosa, tanto para melhorar o relacionamento empresa-cliente quanto para aumentar os níveis de geração de acessos e conversão.

Alguns benefícios do E-mail marketing

Monitoramento de resultados: nas campanhas de e-mail marketing, é possível medir com precisão o comportamento do cliente: quantas pessoas receberam o e-mail, visualizaram, clicaram no link do site – quantas acessaram o site empresarial através do e-mail marketing e quantas compraram. Com um monitoramento detalhado, é possível compreender os pontos de dispersão dos clientes, ou seja, os momentos em que eles não se interessam em elaborar ações mais efetivas para alcançar mais pessoas e gerar mais acessos e vendas

Comunicação: E-mail é hoje uma das formas mais comuns e diretas de comunicação. Sempre que seus clientes tiverem necessidade, saberão como entrar em contato com sua empresa, apenas respondendo ao e-mail marketing escrevendo sua demanda. Isso significa uma comunicação direta e personalizada com a empresa, iniciando relacionamentos de qualidade.

O e-mail marketing também pode ser uma forma de atualizar os clientes sobre novidades da empresa, novos serviços, promoções, compartilhamento de conteúdo de qualidade, etc. A receptividade e o nível de concentração de pessoas que leem as mensagens que chegam diretamente as suas caixas de entrada são maiores. Por essas vantagens, o e-mail marketing é uma ferramenta rentável e vantajosa de publicidade online, seja para agregar tráfego à empresa ou para estreitar relacionamentos.

E-mail marketing x Spam

Para que seja uma atividade positiva tanto para a empresa quanto para o cliente, o e-mail marketing precisa ser utilizado de forma ética e coerente. É importante enviar mensagens apenas a quem deseja recebe-las e evitar a prática de spam. Existe uma prática muito comum entre as empresas de se comprar listagens de e-mails, os mailings segmentados. Apesar de ser uma prática de baixo custo, comercialmente não é rentável para a empresa, uma vez que enviar e-mail a quem não se interessa em recebê-los não irá converter vendas, mas sim estará sujeito a manchar a imagem da empresa, fora o risco do endereço ser incluído nas Blacklists e bloqueado para envio de mensagens a outros usuários do servidor. Nunca se deve enviar e-mail marketing do servidor corporativo da empresa, e sim, através de programas de disparos de e-mails. Por isso, é fundamental a contratação de uma empresa de marketing digital para assessorar as campanhas.

Empresas que praticam spam comprando mailings, terão, para cada pessoa que ler um e-mail, centenas de outras zangadas com a empresa, e esses feedbacks negativos trarão mais prejuízos – e a médio e longo prazo - que o lucro de uma eventual conversão. Sem contar que é uma atividade antiética e ilegal, que pode acarretar punições para a empresa.

Por outro lado, a prática Opt-in, ou seja, o processo de envio de e-mail marketing a pessoas que fornecem seus e-mails e consentem em recebê-los, é extremamente vantajosa para a empresa em todos os aspectos. Para criar uma base de dados Opt-in, a empresa pode recorrer à criação de banco de dados de seus clientes e ao famoso newsletter, presente nos sites profissionais, onde a pessoa que se interessar pelo conteúdo de sua empresa deixará seu e-mail para receber eventuais contatos. Para manter um relacionamento saudável, é importante que as newsletters contenham informações interessantes para o cliente e que agreguem valor à empresa – e não somente promoções.

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